Mensagem do Presidente Philippe Fernandes

Portugal coração do Mundo

Nas férias de verão, convergem todos os anos para Portugal muitos lusodescendentes, uns acompanhando os seus pais, outros sozinhos, como foram exemplo as Jornadas Mundiais da Juventude, onde muitos lusodescendentes aproveitaram para viajar para Portugal e para passar uma semana intensa, onde puderam conviver com pessoas do mundo inteiro e conhecer as suas raízes. Um desses jovem lusodescendente, acabou mesmo por dar o seu testemunho na SIC, relatando o genocídio em curso em Myanmar contra a minoria católica e lusodescendente.
Por essa razão a AILD lançou de imediato, uma campanha de donativos para ajudar essa comunidade portuguesa, há muito esquecida por Portugal, e tem tentado chamar a atenção da classe política e jornalística para esta situação, pois não é somente na Ucrânia que existem crimes de guerra. A ajuda de todos é bem-vinda para ajudar estes lusodescendentes.
A AILD mais uma vez marcou presença na fronteira de Vilar Formoso com a sua campanha “Obrigado e boa Viagem” deixando um miminho aos inúmeros lusodescendentes que regressam aos seus países com as suas famílias, depois de umas férias em Portugal.

Paralelamente, a esta iniciativa promovemos também um concurso literário intitulado as “minhas férias” para os lusodescendentes manterem o laço afetivo com a terra dos seus pais e avós.
Aproveitámos também esta iniciativa para realizar outra iniciativa internacional, o primeiro encontro anual e internacional dos membros da AILD. Espero que cada vez mais membros participem, tornando-se um momento de convívio e de partilha de experiências.
Outros lusodescendentes participaram na XIV Conferência da CPLP em São Tomé e Príncipe. Todos estes eventos internacionais devem contribuir para fortalecer a relação entre os lusodescendentes e entre estes e as comunidades que partilham o português connosco. A movimentação das gentes entre os vários países da CPLP deveria ser mais intensa e constante, para visitar, estudar e trabalhar.
Por essa razão, a AILD continuará a associar-se a outras associações presentes nas várias comunidades portuguesas espalhadas por esse mundo fora, para fortalecer os laços entre essas várias comunidades.
Nunca foi tão fácil tornar-se membro da AILD, não deixe de explorar o nosso site e de juntar a nós.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search