Por detrás de um Menu
Embora a uma primeira vista, possamos encarar um menu como uma simples lista com diferentes propostas de refeições, existe todo um universo por detrás do mesmo que quero abordar aqui convosco.
O menu simboliza e espelha não apenas o chef, mas, igualmente, o conceito do restaurante. É muito importante por isso, que exista na confeção das refeições, produtos sazonais, de temporada e autenticamente locais, que transmitam equilíbrio nos sabores, tanto tradicionais, como vanguardistas, mas que também exista uma preocupação com a sua apresentação ao cliente, porque como sabemos, os olhos também comem, não é verdade?
No que toca ao meu gosto pessoal, a minha preferência volta-se para os menus de degustação. Iniciamos com sabores mais leves, que contribuam para abrir o apetite, gerando o desejo por mais, por tudo o que vem depois. Prosseguimos com pratos mais fortes e consistentes, um bom peixe ou uma carne maturada.
E, fechamos com uma sobremesa, que pode seguir uma combinação cada vez mais apreciada: agridoce, equilibrando assim a doçura com algo ácido, para criar um momento saborosamente único.
Conseguimos por isso, com este tipo de menu, ficar a perceber e conhecer da melhor forma possível o chef, assim como, disponibilizar surpresas, sabores variados e uma interação com os clientes, que lhes proporciona uma experiência não só apenas do palato, mas de todos os sentidos.
Deixo-vos para terminar com uma recomendação de menu por mim eleito:
- Terrina de fígado de pato
- Salada de polvo
- Bacalhau à Brás
- Codorniz e acelgas
- Cachaço do porco com migas e molho à alentejana
- Torta de Laranja
Faça bom proveito!