Últimos passos para poupar com o seu IRS

O ano de 2021 está a chegar ao seu fim e muitos de nós começam a olhar o ano em perspetiva, pensando nas despesas e ganhos do ano, imaginando como será a próxima declaração de IRS, quais as poupanças que ainda se poderão fazer e que desperdícios poderão evitar.
A subscrição de um PPR ou de um Regime Público de Capitalização, antes do final do ano, além de outras vantagens, dependendo da idade poderá levar a uma poupança até 400 euros de imposto. Só pensando no efeito fiscal da subscrição de um PPR, beneficia-se de uma taxa de retorno 20%, o que nos nossos dias é bastante motivador.
Infelizmente, nem todos poderão beneficiar deste efeito, caso já tenho despesas de saúde ou educação, pois a dedução total de 1.000 Euros abrange os PPR, as despesas de saúde ou educação.
Outra medida a ter em conta é validar as faturas que estão pendentes no portal e-fatura, que se aconselha a fazer desde já apesar do prazo ir até 15 de fevereiro de 2022, a manutenção deste estado pode levar o contribuinte a pagar mais IRS e a perder reembolso de IVA. Durante este processo verificamos como foi importante dar o número de contribuinte aquando da emissão de cada fatura.

Não esquecer de fazê-lo também com as faturas dos dependentes menores que temos a cargo. Este procedimento deve, portanto, estender-se a toda a família.
Os encargos suportados com a reabilitação urbana também podem levar a uma poupança fiscal até aos 500 Euros.
Portanto para maximizar o maximizar o valor do reembolso a receber no próximo ano ou minimizar o pagamento de imposto, referente aos rendimentos de 2021. Existe duas estratégias, uma investir num PPR ou instrumento equivalente, outra garantir que as despesas estejam validas e bem documentadas, sobretudo as despesas com educação, nomeadamente as despesas com educação ocorridas no estrangeiro, juros de crédito de habitação (nalguns casos), saúde, lares.
O contribuinte poderá ainda receber um reembolso de parte do IVA pago ao longo do ano relativo a despesas com cabeleireiros, oficinas de reparação de veículos, restaurantes, veterinários e transportes.
Acabe, portanto, da melhor forma este ano e em caso de dúvidas não hesite em falar com um contabilista certificado.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search