Editorial Dezembro
Caros Leitores
Sónia Aniceto a artista plástica que nos deixou deslumbrados a todos durante 12 meses, por toda a sua criatividade, expressividade e identidade própria, presenteia-nos com a sua obra final: Chasseur de chimeress – “Uma paisagem que queima tal qual o fogo que sai das narinas de uma Quimera, esse animal fabuloso com cabeça de leão, cauda de dragão e corpo de cabra”, escreve Nuno Gomes Garcia (escritor), num texto sublime que não pode deixar de ler.
Obrigada Sónia, e um até breve, numa exposição das “Obras de Capa”.
E de escritores continuamos a falar, desta feita de um novo livro, “Uma Mulher de Palavra” da escritora premiada e diretora geral da cultura da AILD/Reino Unido Gabriela Ruivo Trindade. O livro encontra-se exclusivamente à venda na Amazon. Uma boa prenda para este Natal, fica a sugestão. O presidente da AILD deixa-nos uma reflexão sobre o Natal, a cultura e as Comunidades Portuguesas que vivem no exterior. Fique a saber quem é Gislaine Carriço a recente empossada diretora geral da AILD/Brasil. E porque na Descendências a cultura ocupa sempre um espaço de destaque, fechamos o ano das grandes entrevistas da melhor forma, com Pedro Adão e Silva, Ministro da Cultura. A não perder!
António Freitas, Conselheiro das Comunidades Portuguesas destaca a importância do CCP e também das Comunidades Portuguesas, que continuam a ser vistas com algumas reservas por certas instituições nacionais.
“Um passo para sul”, Prémio Agustina Bessa-Luís em 2018 foi o romance de estreia de Judite Canha Fernandes, entrevistada de Terry Costa. Poderá o feijão salvar o mundo? O Vítor Afonso acha que sim e explica-lhe o porquê. Alda Espírito Santo fecha o ciclo de poetas deste ano com o seu poema “Ilha nua”. Afinal o que é que a criança pequena faz no Psicólogo? Vai lá brincar? Sim mas não só. Ana Sofia Oliveira, Psicóloga Especialista em Clínica e Saúde esclarece tudo. A lente foi entregue este mês a Célia Mendes, fotógrafa de inclinação, docente universitária de formação, que encontrou na sua relação com a fotografia e com a escrita a sua linguagem expressiva de eleição. Fotografias deslumbrantes!
A descoberta da Serra da Estrela termina a sua viagem nesta edição, com o dia passado entre Linhares da Beira e Folgosinho. Regressamos depois à Idade Média com uma visita pela região da Toscana, a cidade de Siena. E porque estamos em época natalícia, fique a saber que língua fala o Pai Natal e o menino Jesus. Rogério Fernandes Ferreira analisa o cenário macroeconómico e as Receitas fiscais do Orçamento de Estado para 2023. Uma visão sobre os Orçamentos de Estado é um artigo assinado por Philippe Fernandes de leitura obrigatória. Nesta última edição deste ano, queremos publicamente deixar um agradecimento a todos os colaboradores, entrevistados, equipa interna e sobretudo aos nossos leitores – Obrigada! Contamos convosco em 2023.
Feliz Natal e um bom Ano Novo!