Simplex

Quantos de nós já não se encontrou perdido pelos corredores da burocracia, principalmente, para quem acaba de chegar a Portugal?
Pois bem, chegou o momento de recordar todas essas experiências, bem como todas as experiências que vivemos no estrangeiro e contribuir para melhorar Portugal, contribuindo com o máximo de sugestões possível.
Com o intuito de canalizar todas essas sugestões, Portugal criou o portal www.simplex.gov.pt.
A esta ação do estado Português dá-se o nome de Simplex. O Estado reconhece que todos, cidadãos, empresas e organizações da sociedade civil, devem ser mobilizados para melhorar os procedimentos administrativos, aproveitando as experiências, conhecimentos e ideias de todos e também as novas tecnologias e os novos meios de comunicação.
O Gabinete da Secretária de Estado da Modernização Administrativa, é responsável por todo este programa bem como as autarquias envolvidas. O programa Simplex tem proporcionado uma profunda transformação de Portugal, permitindo grandes melhorias para a vida dos cidadãos e empresas, ao nível do estado central, regional e autárquico.
Está em curso, neste momento, de forma mais intensa, a auscultação de todos para simplificar os procedimentos administrativos, de modo a simplificar a vida dos cidadãos e das empresas, quando tem de interagir com Administração Pública.
Os funcionários públicos são testemunhas, diárias, da falta de eficiente de muitos procedimentos administrativos e estão bem colocados para se envolver neste programa, nem que seja para terem uma melhor qualidade no ambiente de trabalho.
Graças a este programa surgiu uma série de serviços integrados, como o atendimento em balcão único, sendo exemplo disso os balcões Casa Pronta, Nascer Cidadão, Empresa na Hora, Perdi a Carteira ou Vamos Ter uma Criança numa Loja do Cidadão física ou virtual (como o Portal do Cidadão ou o Portal da Empresa).

Não deixe de explorar as seguintes soluções entre outras:
• www.automovelonline.mj.pt;
• www.casapronta.mj.pt;
• www.civilonline.mj.pt;
• www.empresanahora.mj.pt;
• www.portaldaempresa.pt
Ou o portal que centraliza todos os serviços públicos: https://eportugal.gov.pt/
Com este programa tem-se conseguido aumentar a eficiência do Estado, obter poupanças significativas para o Orçamento de Estado e contribuindo para uma melhor produtividade do país, criando um ambiente mais favorável aos negócios e evitando a perda de tempo para as pessoas envolvidas.
O Programa Simplex tem quebrado as barreiras geográficas na execução de actos administrativos e na obtenção de documentos.
Tomemos como exemplo, a renovação da carta de condução. Antes teríamos de nos levantar de madrugada, para estar numa fila às portas do IMT para conseguir uma senha para tratar da renovação, por vezes descobrindo a meio do processo, que nos esquecemos de um documento qualquer que deveria ser obtido noutro organismo do Estado, sendo obrigados a repetir o processo mais uma vez.
Agora, tendo acesso à internet, a partir de qualquer dispositivo, podemos renovar a carta em menos de 5 minutos no conforto do lar, numa fila de autocarro ou no aeroporto enquanto se espera pelo avião…
Todos são, portanto chamados a contribuir, o site do simplex ensina como o fazer, e trimestralmente são divulgados os resultados das medidas previstas, resultantes das sugestões recebidas.
Os contabilistas Certificados e a sua Ordem têm dado o seu contributo para este programa e estão motivados a manter essa colaboração.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search