Editorial abril 2021
No último ano, pelas razões que todos conhecemos, todos nós, de um modo geral, nos tornámos, consciente ou inconscientemente, mais introspetivos, mais conectados com nós próprios… com a nossa essência.
E a nossa essência é, em grande parte, o legado dos nossos ascendentes, da cultura e do meio-ambiente no qual fomos criados, dos valores que nos foram passados e das coisas e pessoas que aprendemos a admirar e respeitar.
É neste contexto que surge a revista Descendências: uma revista online que pretende agregar o melhor da cultura lusófona, dar a conhecer ao mundo o que melhor se faz em termos de eventos culturais, de iniciativas inovadoras e empreendedoras nos países de língua oficial portuguesa.
A Descendências nasceu a partir de uma confluência de estados de alma: um misto de nostalgia e sonho… Nostalgia do que fomos no passado, da nossa história, do que nos trouxe até aqui… Sonho de até onde queremos chegar juntos, celebrando e divulgando a nossa língua e a nossa cultura, partilhando as nossas histórias e crescendo juntos enquanto comunidade lusófona.
des•cen•dên•ci•a – nome feminino; Série de descendentes ou indivíduos provenientes do mesmo progenitor. = PROGÊNIE, POSTERIDADE, PROLE.
É exatamente isso que somos, todos descendentes de uma mesma cultura, de uma mesma língua que ao longo do séculos e anos foi ganhando as suas ramificações e sofrendo as suas alterações, diversificando e tornando-se mais rica.
Ora, é precisamente essa riqueza e essa diversidade que pretendemos dar a conhecer com esta revista! Investigadores, escritores, artistas plásticos, professores, historiadores, juristas, economistas, cientistas, jornalistas e todos aqueles que possam contribuir para a nossa identidade cultural, terão sempre um espaço nesta revista da qual tenho orgulho de ser diretora adjunta.
Não pretendemos deixar nada ao acaso… a qualidade dos artigos, o cuidado estético na apresentação da revista, o formato digital altamente inovador e que pretende abarcar todas a faixas etárias, a presença nas diversas redes sociais, a diversidade de temas e artigos, as obras de arte que compõe a nossa capa.
Há quem diga que já ninguém lê revistas, mas eu tenho para mim que isso se deve á fraca qualidade da grande maioria das revistas e da forma densa como são apresentadas nos meios digitais. A Descendências é uma revista que nos cativa, que nos prende e nos surpreende a cada edição… é um pouco de todos nós e da nossa essência!
Seja nosso leitor, siga-nos nas redes sociais, faça parte ativa desta comunidade lusófona virtual! Juntos iremos divulgar a nossa cultura, os nossos costumes, a nossa língua e tudo de bom que nós temos, sempre com uma abordagem positiva e inclusiva.