Miami

O rumo desta Viagem conduz-nos até à segunda maior cidade do estado da Flórida, Miami. Considerado por muitos como um destino popular de férias, caracterizando-se pela mescla entre as maravilhosas praias de areia branca, a vida noturna e os inúmeros apelos à Arte que se encontram ao dobrar de cada esquina. A sua história remonta às primeiras expedições dos famosos navegadores hispânicos Vicente Pinzón e Américo Vespucio, que em 1513 aportaram nas imediações da Biscayne. Os relatos destes navegadores indicam que estas terras eram habitadas por tribos indígenas, nomeadamente os “Índios Miami” que viriam atribuir o nome à cidade e ao rio. A título de curiosidade recomendo leitura ou visualização de documentários de Vicente Pinzon, cuja frota completa fundeou alegadamente ao largo da Flórida, resultando ainda hoje numa das maiores caças ao tesouro dos tempos modernos.
Ao longo dos tempos diversas foram as tentativas de “nuestros hermanos” em controlar este território, todavia o resultado traduziu-se num conjunto de expedições fracassadas. Este pedaço de território era apetecível para Franceses, Ingleses e Espanhóis, que detinham interesses no controlo de rotas comerciais, que os catapultavam no negócio de escravos e ouro. Em meados do século XVII, Espanha perde a soberania da Flórida para a Grã-Bretanha como consequência da Guerra dos Sete Anos. Este controlo só haveria de ser revertido em 1793, por meio do Tratado de Versalhes. O controlo por parte do reino de Espanha verificou-se até cerca de 1819, onde após a assinatura do Tratado da TransContinentalidade, a Flórida foi integrada nos Estados Unidos.

Com toda esta riqueza histórico-cultural a viagem até Miami, compreende uma jornada ao passado com traços de colonialismo espanhol. Chegados a Miami através do Aeroporto Internacional, com passaporte e o respectivo “ESTA – Electronic System for Travel Authorization” na mão somos surpreendidos pelo calor e por uma estranha sensação que se estranha, mas facilmente se entranha. À nossa volta a língua espanhola predomina, as pessoas comunicam em espanhol, nas bancas vende-se comida típica de países sul-americanos. Poderemos sugerir que da proximidade geográfica resulta uma forte presença de comunidades de emigrantes, destas poderei destacar Porto Rico, Cuba, Nicarágua, México entre outros países. Aparentemente Miami funciona como uma verdadeira “meca” da América latina.
Essencialmente Miami pode ser subdividida em três grandes zonas , nomeadamente: Everglades- Zona Pantanosa que de certa forma constitui a base de água doce para toda a cidade; Miami Downtown na qual se destacam grandes zonas empresariais como BaySide, BayFront, Brickwell ; Miami-South Beach uma língua de areia branca ligada ao continente por diversas pontes e na qual milhões de turistas procuram o contraste entre o descanso da praia e a movimentada vida noturna.

Vizcaya Museum and Gardens
Este monumento histórico é uma propriedade assente no estilo renascentista italiano, construída entre 1914-1916 como residência de James Deering, o então vice-presidente da International Harvester “Construtora de Veículos Comerciais Agrícolas”.
Visitada por turistas esta casa contempla quartos magnificamente preservados à época e um conjunto de jardins com traços europeus. No jardim e virado para a baía podemos contemplar as iguanas que se banham ao sol e nadam como verdadeiros dinossauros guardiões da propriedade.

Everglades National Park
Cerca de 80 quilómetros a sudoeste de Miami, encontramos o Everglades National Park, considerado por muitos um dos maiores e mais bem protegidos ecossistemas dos EUA – Estados Unidos da América. Este parque caracteriza-se pelos diversos pântanos, prados com vegetação, que albergam diversas espécies raras e ameaçadas de extinção, como crocodilos, manatins e pumas. Estamos perante uma imensidão subtropical, património da humanidade e onde o respeito pela natureza é imperativo. A visita ao parque é efetuada ao verdadeiro “estilo americano” num barco equipado com uma hélice ao estilo de um avião, repare seria impossível atravessar o pântano com uma embarcação convencional. O barulho é imenso e a velocidade impressionante ao estilo de “CSI – Horatio Cane” percorremos o pântano até avistar um conjunto de crocodilos. O passeio é educativo e os guias formados alertam constantemente para a importância da preservação desta área e que a ausência da mesma poderia resultar numa cidade de Miami Inabitável. A visita ao parque é concluída com visita ao museu/zoo que alberga algumas das espécies habitantes do parque. Em suma a avaliação é bastante positiva, sendo que esta visita surge como uma lufada de ar fresco, contrastante com a vida cosmopolita de Miami.

Miami Beach – South Beach – Art-Deco-District
A sul da cidade é possível contemplar as areias brancas na frente de um oceano imenso, normalmente repletas de turistas. Em Miami Beach é possível aplicar a máxima de um local para ver e ser visto. Adjacente à praia uma marginal por muitos conhecida dos videojogos Ocean-Drive. Nesta avenida de construção, é possível observar edifícios em tons de pastel repletos de néon, nos quais funcionam hotéis, lojas e restaurantes. Ocean-Drive é a típica avenida onde os carros de alta cilindrada desfilam ao som dos bares locais, e onde por vezes imerge a sensação de que estamos num verdadeiro filme americano. Nas imediações de South Beach e perpendicular à Ocean-Drive, encontramos Licon Road e Collins Avenue, verdadeiros paraísos para os amantes de compras. Nesta espécie de centro-comercial ao ar-livre encontrarão tudo das marcas mais luxuosas.


Bayside Marketplace
De visita obrigatória, o mercado junto à baía (como o próprio nome indica) contém inúmeras lojas, cafés e restaurantes. Tratando-se de uma área comercial ao ar livre é possível alterar as compras com animação ao vivo existente no local. Junto da marina comercial este local permite a realização de um conjunto de excursões, sendo possível através de barco visitar Miami, navegando o rio e contemplando a imponência dos seus magníficos arranha-céus. Uma boa proposta será terminar um dia de visita à cidade neste local junto à marina observando os manatins que visitam o local e se aproximam curiosamente.

Little Havana
Little Havana, o denominado coração de Miami, é o local onde repousa a alma cubana. Neste distrito podemos encontrar bares e restaurantes especializados em comida de terras de Fidel Castro. Destacam-se as pinturas dos símbolos cubanos, assim como representações da cultura cubana, pintadas sob a forma de mural, um pouco por todo o distrito. Falamos obviamente de Fidel Castro, Che Guevara, Buena Vista Social Club e finalmente jogadores de Baseball. Se imergirmos para o interior do distrito entramos na Calle Ocho (SW 8th Street) numa espécie de Cuba, onde a comunidade sociabiliza na rua com as suas cadeiras apanhando sol ao sabor de um charuto cubano.
Se os planos passam por uma noite de boa gastronomia animada ao ritmo de música latina e com um bom café, é imperativo que visite este distrito.

BayFront Park
Um pequeno parque plantado nas imediações dos edifícios empresariais de Miami. Local ideal para quem procura um passeio pelo parque repleto de fontes e esculturas. Durante os fins de semana são organizados eventos com música ao ar livre. Utilizado essencialmente por pessoas que procuram fugir da azáfama da Ocean-Drive.
Destaco neste parque que é possível utilizar o Mover, uma espécie de transporte em monocarril retirado dos desenhos animados “Jetsons”, este meio de transporte é gratuito e percorre/circunda todo o centro empresarial de Miami.

Wynwood District
Recentemente criado este distrito destaca-se pelo reaproveitamento dos armazéns abandonados. Por forma a dar vida a este distrito, os maiores artistas de todo mundo expõem os seus murais, transformando o WynWood district num dos maiores museus ao ar livre. Encontrará murais magníficos associados a galerias de arte, ideais para um passeio de contemplação artística e também boutiques de criadores e estilistas locais onde pode efetuar as suas compras.

American Airlines Arena – Miami Heat
Uma das verdadeiras experiências Americanas é nada mais nada menos que assistir ao vivo um jogo de Basquetebol da NBA. Em Miami encontramos a American Airlines Arena que serve de casa à equipa local dos Miami Heat. O preço poderá afastar o turista europeu, todavia acreditem que é o verdadeiro espetáculo dentro do espetáculo, já que se trata de uma arena cheia e aplaudente, com capacidade para 19 mil pessoas, que vibram perante um fenómeno único de desporto.

Visite Miami a cidade que traduz o sonho Americano ao ritmo das caraíbas.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search