Aconteceu

Pertencer para crescer

A AILD – Associação Internacional dos lusodescendentes, iniciou o ano de 2022 já com dois focos importantes. Por um lado a concorrer com diversas candidaturas a vários organismos e entidades, no sentido de poder materializar mais de vinte projetos e ações inscritos no nosso plano de actividades para o ano de 2022. O segundo foco prende-se com as dinâmicas das delegações da AILD já criadas em alguns países, e que estão já a desenvolver ações e iniciativas, articulando com a AILD mãe.
E são precisamente essas novas delegações da AILD já criadas, e outras a ser criadas durante o presente ano de 2022, que tornam atualmente a AILD ainda maior, com uma dimensão e responsabilidade acrescida. Esta nova dimensão torna-nos efetivamente mais próximos das comunidades portuguesas e dos lusodescendentes, pois, são neste momento também membros ativos da AILD, constituindo uma rede viva e ativa das comunidades portuguesas.
É importante relembrar que a AILD é uma associação constituída por uma equipa de voluntários, motivados e empenhados em desenvolver um conjunto de ações e iniciativas de cariz cultural, social, de promoção da língua portuguesa, de apoio ao movimento associativo das comunidades portuguesas, mas também, de aproximação de Portugal às comunidades portuguesas.

Este desafio e responsabilidade que a AILD assumiu, tem vindo a ganhar dentro de cada um dos seus membros um sentimento cada vez maior de pertença e dedicação às comunidades portuguesas, pelo apreço e admiração que vamos tendo, quando diariamente confrontados com a qualidade da portugalidade dos portugueses que residem fora de Portugal.
E é precisamente por esta consciência, que aumenta em cada um de nós a responsabilidade de darmos o nosso contributo em prol de uma causa nobre, patriótica e cheia de simbolismo, tendo a sorte e felicidade de termos nas nossas equipas gente que apesar de longe de Portugal, estão connosco e também dão o seu contributo. A participação trás sem dúvida novas ideias, inovação e novas conquistas, daí que a AILD tem sempre as suas portas abertas à participação coletiva e contributo de todos, pois, citando Andreia Lima: “Conquista é resultado da participação, esforço e dedicação de quem se dedica em ajudar pessoas, e/ou outras causas sociais”.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search