Esboço Curioso

Empresa associada do mês

Comecemos a nossa conversa por conhecer um pouco melhor o percurso do José Domingos. Como decidiu fundar a Esboço Curioso? Qual foi a motivação por trás da criação da empresa?

Esta decisão surgiu porque, após mais de 30 anos de experiência a organizar eventos de golfe a nível nacional e internacional, identificamos competências e vontade de juntar pessoas com interesses comuns. Inicialmente, fizemo-lo de forma associativa e, a partir de 2012, de forma empresarial.

Atualmente, quais são os principais serviços/produtos disponibilizados Esboço Curioso e a quem se destinam?

No que concerne o projeto Diáspora Golf, aproximamos os empresários da Diáspora dos empresários com centro de atividade nacional, organizando eventos de golfe. A empresa dedica-se igualmente à prestação de serviços de formação e consultoria, dirigidos a organizações e a particulares em ambiente de golfe. Criamos programas personalizados, focados no desenvolvimento de competências de equipas, engagement, motivação e alto desempenho.

José Domingos

Quais são as características distintivas da sua marca em comparação com outras empresas do mesmo ramo?

O nosso foco está na total personalização dos programas que desenvolvemos. Estudamos as necessidades dos clientes e co-construimos, com eles, as soluções mais adequadas. O cenário predileto para as atividades e dinâmicas que propomos é o campo de golf, mas podemos propor outros locais e ambientes.

Como é que a empresa seleciona os temas e abordagens para os seus eventos, como o Diáspora Golf?

Considerando as valências, interesses e até mesmo paixão dos elementos da equipa pelo golf, nada mais natural do que a criação de “produtos” que se rodeassem das belas paisagens que esta modalidade proporciona. Por outro lado, é um desporto que favorece networking e contacto social muito diversificado e dinâmico. Pelo que considerámos que seria um palco muito propício para aproximar a Diáspora e oferecer aos participantes bons momentos de convívio, assim como oportunidades de negócio.

Quais têm sido os maiores desafios enfrentados ao organizar eventos como o Diáspora Golf e como é que têm sido ultrapassados?

A organização de eventos constitui sempre um grande desafio. Pretendemos, sempre, estar atentos ao pormenor, à diferenciação e qualidade, à excelência… Pelo que o planeamento é fundamental. As edições são estudadas com mais de um ano de antecedência e a identificação de parceiros idem. Por outro lado, e sendo o conceito a Diáspora, dirigimo-nos, literalmente, para todo o mundo! Encontramos portugueses em todos as geografias. E muitos deles jogam, ou têm interesse no golf. Pelo que a comunicação é essencial. Felizmente, temos o apoio de algumas entidades e jogadores na divulgação e, agora, com a AILD esperamos conseguir uma abrangência ainda maior.

Como é que a Esboço Curioso identifica e convida emigrantes de sucesso para participarem nos eventos, como o Diáspora Golf?

A primeira edição surgiu pelo conhecimento que tivemos, a título pessoal, de alguns jogadores sedeados em França. Pelo que centrámos esforços nesse importante país destino dos nossos emigrantes. Mas cedo percebemos que há redes informais, contactos familiares ou de amizade e também algumas associações e entidades que estão muito empenhadas na divulgação do nosso país e de atividades pensadas para o universo da Diáspora. Temos assistido, pois, a um crescimento muito orgânico e sustentado, e que gostaríamos de ver ampliado através de redes como a AILD ou mesmo estruturas governamentais.

Qual tem sido a resposta e o feedback dos participantes e patrocinadores dos eventos organizados pela Esboço Curioso, incluindo o Diáspora Golf?

O esforço e investimento que temos feito tem tido um resultado excecional. Admitimos que superior ao esperado. Pelo que, a cada projeto ou edição, ganhamos fôlego e motivação para prosseguir. Os jogadores “exigem-nos” o lançamento de novas edições, os parceiros dão-nos conta de contactos, leads e negócio feitos a partir do networking que proporcionamos. Ou seja… objetivo(s) concretizados!

Quais são os valores fundamentais que guiam o trabalho da Esboço Curioso e como é que estes se refletem nas suas iniciativas?

Paixão pelo que fazemos. Rigor na execução. Valor na entrega.

Quais são os principais planos de expansão ou novos serviços que a empresa tem para o futuro?

Pretendemos aumentar o número de jogadores, assim como diversificar os países de origem. Quanto mais representada estiver a Diáspora, mais concretizamos a nossa missão. Gostaríamos, no futuro, de poder ter provas internacionais ou semi-finais em vários países. Algo que implica toda uma estrutura e recursos que levarão o seu tempo a implementar. Mas parece-nos um desenvolvimento natural.

Como sente a portugalidade? É um tema presente na sua empresa?

A portugalidade está no centro do conceito Diáspora Golf. Encaramos a portugalidade e a Diáspora como altamente diferenciadores e potenciadores, em concreto no mundo dos negócios. Pretendemos, por isso, contribuir para a criação de redes de contacto que aproximem portugueses espalhados pelo mundo e que promovam o seu nome, qualidade e potencial.

A AILD está a criar uma rede internacional de pessoas que se vão poder interligar e colaborar entre si. Como vê este projeto e quais as vossas expectativas?

A AILD é um fit completo com a atividade, objetivos e missão da Esboço Curioso e do Diáspora Golf em particular. Acreditamos no poder das redes, do networking, do convívio e “vendas cruzadas” que podem ocorrer quando conhecemos e acreditamos na qualidade do produto/serviço/estilo de vida português.

Que palavras deixaria sobre a AILD aos empresários que irão ler esta entrevista relativamente a esta plataforma global?

Adesão. Divulgação. Participação. Temos de nos envolver nestes “movimentos” e ser proativos. Por isso… dia 27 de julho, em Vidago, teremos todo o gosto em receber os associados da AILD e leitores deste artigo!

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