O potencial da diáspora na globalização da economia

O papel da diáspora na divulgação do país e dos seus recursos pode ser decisivo para a elevação da imagem externa do país, potenciando a atuação da rede de portugueses e lusodescendentes com influência em diversas esferas de atividade e canalizada para o apoio à internacionalização das PME. Neste aspeto o contributo da diáspora é relevante pelo conhecimento das oportunidades e dos riscos que se apresentam às empresas quando procuram os mercados globais e através da proposta de soluções que contribuam para reduzir as barreiras a uma maior internacionalização da economia portuguesa, assumindo-se como embaixadores do país e da oferta nacional nos mercados externos onde se encontram. Com efeito, o recurso a um concidadão que reside numa comunidade estrangeira onde se sente integrado e onde foi construindo um percurso de conhecimento local sustentado num conjunto de relações virtuosas e duradouras significa, para as empresas que se querem internacionalizar para esse país, acesso a capital de influência, expertise e networking, que se traduz na necessária e indispensável inteligência económica para apoiar a concretização de uma estratégia de internacionalização.

Assim, aproximar a diáspora do país e das empresas portuguesas constitui uma oportunidade inestimável para a internacionalização das empresas portuguesas, pela possibilidade que esta estratégia confere para dirimir um dos maiores constrangimentos que se colocam às PME – a escassez de recursos qualificados em negócios internacionais e a incapacidade de manter especialistas em exportação nos quadros das empresas e escassos recursos financeiros, para investir em ações de conhecimento e acesso aos mercados. O desafio consiste então, em fortalecer e consolidar esta rede global de influência que é a comunidade de emigrantes portugueses, enquanto ativo de máxima importância à disposição das empresas, procurando e concretizando as oportunidades para que estas possam beneficiar da mobilização ativa da sua diáspora de influência. A diáspora portuguesa totaliza cerca de 5,2 milhões de cidadãos nacionais e lusodescendentes, com uma dimensão global muito expressiva: existem portugueses registados em 178 países. Se se contabilizarem os lusodescendentes até à terceira geração, são mais de 31 milhões de pessoas. Pensando, utopicamente, que cada um destes portugueses pode ser responsável pela transação de bens e serviços para o exterior no valor de mil euros anuais, estaremos a contabilizar 30 mil milhões de euros, valor expressivo comparado com o atual volume de exportações portuguesas.

Estamos assim perante um enorme potencial de recursos que poderá asseverar a adoção de uma importante estratégia coletiva de cooperação e networking em larga escala, capaz de facilitar novas abordagens e aumentar exponencialmente o acesso aos mercados internacionais. Os portugueses da diáspora podem constituir um veículo muito eficaz de promoção e divulgação da imagem do país, dos produtos nacionais, da língua e cultura portuguesa, contribuindo também para o setor do turismo, para o equilíbrio financeiro e, acima de tudo, para dar a conhecer um país moderno e plenamente inserido na comunidade internacional.
A caracterização da nossa diáspora é muito diversificada, com atributos muito relevantes para a economia nacional.
Existe uma parte dessa diáspora provida de enormes recursos financeiros, tendo construído impérios empresariais nos países acolhedores, os quais têm vindo a demonstrar, cada vez mais, motivação para apostar o seu capital em investimentos em Portugal, contribuindo para elevar a captação de investimento estrangeiro, assim como em apoiar as empresas portuguesas no acesso aos mercados.
No entanto, nos últimos anos, temos assistido a uma alteração do padrão da emigração portuguesa, cada vez mais qualificada, em que os jovens são os principais elementos, quando saem do País em busca de melhores condições de vida e de trabalho. Também estes conseguem alcançar lugares de muito relevo nas comunidades onde se encontram inseridas e com elevado poder de influência, manifestando disponibilidade para contribuir de forma ativa no desenvolvimento do país.

Rede Global da Diáspora

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search