Obra de Capa

A Coroa das Tartarugas

São, simplesmente, lindos esses seres sensíveis que habitam os mares, navegantes de grandes milhas oceânicas e são imagem de referência das fábulas santomenses: as tartarugas. Símbolo do ser e da cultura e imagética do homem santomense, a tartaruga representa toda a vivência e a história da resistência sábia deste povo insular do golfo da Guiné, sendo elevado ao status de “Rei”, na sociedade santomense.
É um dos mais emblemáticos animais sensíveis às alterações climáticas, à poluição desenfreada a que estão sujeitas, à caça agressiva por causa da sua carne e da sua escama muito utilizada em quase todo mundo para elaboração de objetos utilitários e de beleza, tais como: pentes, óculos, paliteiros, caixas, cigarreiras, brincos, colares, leques, pulseiras anéis, etc.
O Veoide Pires dos Santos, foi artesão tartarugueiro e uma referência da arte popular que soube lidar com toda a problemática relacionada com este animal, deixando de adquirir a sua escama para o fabrico de objectos desde 1979, como contributo de pôr fim à caça e comercialização desta espécie.



Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search